Total de visualizações de página

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Aula 25/10/11

Nesta aula as oficinas começaram. Estas oficinas farão parte das nossas avaliações, por isso estamos todos bastante empenhados. Hoje apresentaram-se dois grupos: o grupo 01 com o tema 'Didática e Cibercultura', e o grupo 02, o qual faço parte eu, Milane, Michelle, Jorge e Vânia, sendo eu e Vânia do curso de Letras, e os demais do curso de Dança. O nosso tema foi 'Interdisciplinaridade'. Vou contar aqui de forma resumida - óbvio - pois compreendi que ambos os trabalhos foram muito bem apresentados e aproveitados, tanto que um dos tópicos, discutidos durante a apresentação do grupo 01, será o próximo tema da seção 'Recreio' deste blog.

Quando chegamos na sala, nossa professora estava reunida com os integrantes do grupo 03, que apresentarão a próxima oficina no dia 01/11/11, mas não sei qual será o tema dessa equipe. Bem, resolvido todos os pormenores antes das apresentações, começamos os trabalhos.

O grupo 01 optou por uma mostra do tema mais próximo da maneira acadêmica tradicional, estilo seminário, mas sem aquele "peso" que os seminários geralmente trazem para nós estudantes, até porque o grupo iniciou com um "bate-bola", e foi desenvolvendo o tema, conforme íamos interferindo nas falas. Muito legal a proposta. Apresentaram slides e vídeos que mostravam a tecnologia de ontem e de hoje, por exemplo, o mimeógrafo X a impressora. Foi muito bom, pelo menos para mim (tenho 33 anos), relembrar desses objetos...

Os componentes iam embasando, ou refutando, teoricamente nossas colocações, e nos mostrou a importância das várias faces da tecnologia, sua importância como ferramenta, mas principalmente como instrumento presente nas nossas vidas, e em maior grau na vida das novas gerações, inclusive dos nossos educandos de hoje.

Esse grupo foi - sem dúvidas - o que gerou maior debate (e polêmicas) nesse dia, isso porque uma das componentes, uma colega muito legal (a que disse que eu era seletivo), mas que infelizmente não lembro o nome (vou corrigir isso depois), é uma pessoa bastante saudosista e amante dos livros. De certa maneira, ela (e um outro colega "ouvinte" da mesma geração), acabaram provocando nos mais jovens um "conflito" de visão de gerações à respeito das tecnologias. Acho lindo o romantismo, e em certo grau o saudosismo, mas é preciso compreender que a inevitável mudança, provocada pelas exigências tecnológicas dessa época, vai abalar, como toda mudança, as tecnologias do passado. Mas esse tema foi tão fortemente debatido, que será ele o tema que quero (porque gostei muito mesmo da discussão) falar na próxima postagem da seção 'Recreio' deste blog. Por isso, aqui, somente farei esse breve comentário sobre a "polêmica".

Esgotado o tempo do grupo 01 (mais ou menos 1h:30min), Alessandra tomou a palavra para apontar outras acepções do valor das tecnologias na formação do educando, sim, formação e não ensino, pois segundo a professora, o maior valor das novas mídias, e espaços virtuais não são apenas seus caráteres de instrumentos de ensino (ferramentas), mas como espaço de voz e produção, onde o próprio educando pode se expressar, enquanto ser que, ativamente, faz a história da sua vida e época. Claro que estou sendo resumista aqui. Fizemos um intervalo...

Chegou nossa vez de apresentar - todos meio tensos - nosso tema. Começamos com uma dinâmica (detesto dinâmicas, mas compreendo suas funcionalidades), trazida pela turma de dança: distribuímos balões de sopro para cada estudante, depois de cheios, os estudantes foram convidados a andar pelo espaço da sala, aquecer os ombros e braços, e depois usar os balões (jogando para cima, equilibrando, jogando para o outro...) para ganhar consciência corporal, de espaço...depois sem os balões e com música, foram convidados a resgatar os movimentos feitos anteriormente com os balões, formando um coreografia livre, gerando, portanto, dança. Bem, penso que se fosse um aula avaliativa na faculdade de Dança, alguns de nós (incluindo eu mesmo) estariam reprovados (rs), mas a dinâmica aqueceu os ânimos, e serviu de estopim para os debates, maneira (debate) que encontramos para tratar o tema. Após a brincadeira, Milane leu um trecho de um livro para embasar teoricamente a função do exercício. Para o tema, nosso embasamento teórico foi - em sua maioria - retirado dos estudos da teórica Ivani Fazenda, aliás muito bem utilizados pela Milane e pela Vânia. Eu, Michelle e Jorge, embora tivéssemos também lido os textos, acabamos meio que "caindo na gandaia" durante as discussões (rs).

Agora sentados em círculo, iniciamos as conversas acerca da interdisciplinaridade, questionamos os currículos da própria UFBA, e como o aspecto interdisciplinar é valioso para a construção de saber, uma vez que mesmo sem saber o nome desse fenômeno, estamos todo o tempo acessando conexões entre conteúdos (e disciplinas) em nossas vidas. Mas uma vez, entendemos que o sistema será um percalço para a execução desta maneira de tratar os conteúdos, mas também compreendemos que, salvaguardando algumas idiossincrasias, cabe a nós - pensadores e atuantes da educação - reverter os quadros desfavoráveis a esta prática. Assim, resumidamente aqui, concluímos nossa apresentação, e Alessandra mais uma vez deu uma arrematada no conteúdo, dizendo que a interdisciplinaridade é um caráter inerente à toda e qualquer área do conhecimento. Nós terminamos o debate em cima da hora (17:00h), por isso saímos todos feito loucos para nossas próximas atividades, nem pudemos (o grupo) nos congratular pelo sucesso da apresentação. Enviei e-mail para todos agradecendo.

Aproveito o espaço para reiterar meu agradecimento, ao grupo 01 pela generosa contribuição ao meu  conhecimento (e acredito que de todos nós), e ao grupo 02 que vencendo os obstáculos, surgidos durante a elaboração do trabalho, conseguiu mostrar cooperação, e com leveza deu - penso - seu recado. Obrigado!

Bem, esta foi nossa aula desse dia...fico por aqui!

Atenciosamente,

Rodrigo Lapa  
   
                                           

                                                               
                  Acesso em: <http://www.youtube.com/watch?v=IJOuoyoMhj8&feature=related>

Um comentário:

  1. Olá Rodrigo, está ótimo o blog. Os textos muito fluentes e divertidos, parece que estou te ouvindo quando leio. Seja meu seguidor também lá no Não Mate o Mensageiro. Existem vários educadores e arte-educadores (não me pergunte, não sei qual é a diferença, mas dizem que tem) que certamente se interessariam pelo MalEducado. Virei ler e comentar sempre que puder. Bêjo!

    ResponderExcluir