Total de visualizações de página

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Aula 18/10/11

Estudamos as Tendências pedagógicas, para isso, como já mencionado em postagens anteriores, usamos o texto do Cipriano Luckesi 'Tendências pedagógicas'.

Alessandra nos cobrou os slides, que ficamos de concluir em casa, e algumas equipes haviam feito, outras não. Bem, nós fizemos os tais slides, aliás fiquei (combinação do grupo) até muito tarde da segunda para a terça trabalhando no design deles. Infelizmente, não consegui apresentá-los, porque o computador não "leu" meu pen drive. Porém consegui um recurso para postá-los (em nome do grupo) aqui. Usando um programa, eu converti os slides em vídeo...adoro a tecnologia!!!!! Minha alegria é porque eu não sabia que era possível, portanto, adoro o Google também...rssss


                                 
                                                                   
Quando a primeira tendência foi exposta, a 'Tendência Liberal Tradicional', acabou-se instaurando um debate - bem produtivo, diga-se de passagem - sobre esta maneira de ensinar, então ao invés de ficarmos falando tendência por tendência, fomos costurando todas elas, sempre marcando seus choques com a Tradicional. Os grupos falaram de maneira sucinta sobre a tendência que leram (mas todos tinham leitura prévia de cada uma, uma vez que todos leram todo o texto), e construíamos, ou melhor, desconstruíamos nosso olhar perante o modo como muitos de nós fomos educados.

Claro que há sempre os que, por um razão, ou outra, preferem manter alguns tópicos da maneira tradicional de ensino, mas o que se pode perceber é que em todas as falas aprecem dois grandes "vilões" (odeio maniqueísmos), que tentam manter o conhecimento como privilégio de poucos: o sistema e a infra-estrutura.

Quanto ao sistema, temos realmente um grande problema, mas sempre me pergunto se não podemos - por vezes - burlar suas regras, ou melhor, se por muitas vezes, em nosso cotidiano, não o fazemos. Por exemplo, da mesma maneira que somos massacrados de tarefas, regras, rotulações, entre outros; todos conseguimos nos pensar, ainda que só de vez em quando, livres, humanos, cansados...ainda que nossos paradigmas estejam - de algum modo - ligados ao próprio sistema. Pessoalmente, acredito que se uma única vez durante todo um ano letivo, eu puder discutir um aspecto, um que seja, para a construção do caráter dos educandos, e não do mero "ensino" de conteúdos, darei minha tarefa de educador como feita. Isso porque de forma bastante pessoal, sou alguém que vive burlando o sistema  em alguns aspectos (em alguns dos seus discursos hegemônicos), curiosamente até mesmo sou um  "fora da lei". Já pensou se eu fosse deixar de amar, porque o sistema, as convenções e regras me dizem que sou errado na expressão da minha maneira de amar? Agora, pensando nisso, me pergunto se poderia burlar o sistema, se isso fosse beneficiar o outro, ao invés de mim mesmo. Teria essa disposição e interesse? Egoísmo, ou altruísmo? Deixo em aberto as reflexões...

Sobre a infra-estrutura das escolas (estou nivelando por baixo a questão), minha pergunta é: somos, ou não somos o povo do "jeitinho"? Acho que um pouco de criatividade pode ajudar essas questões, claro que não falo em paliativos e conformismo, mas de ação. Estou me sentindo tão freiriano...mas é sério, acho que somos capazes de reinventar, especialmente porque se não o fizermos, vamos cair no "discurso do professor cansado da escola pública", mas ainda estamos novos demais para isso...rs.

Ao ponto-final (figurativo, pois o ponto-final não existe para esse tema) dessa discussão, de uma maneira geral, todos nós compreendemos a importância da atitude - principalmente política - frente à edução. Parece que já não é mais possível replicar o modelo falido dos depósitos de conteúdos (Cara, o próprio Paulo freire falando - rs - tô me sentindo como na música; "Quem te viu, quem te vê" do Chico Buarque), porque não vivemos mais na mesma sociedade dos nossos avós, nossos pais, nem mesmo, para alguns da sala, inclusive eu mesmo, a sociedade da nossa infância. Afinal, uma vez disseram..."tudo se transforma".

Ao final da aula, o grupo 01 e o grupo 02 (o qual faço parte) se reuniram com a professora para orientação e acerto das oficinas, que serão apresentadas próxima aula...estou ansioso e nervoso...os temas serão 'Didática e cibercultura' e 'Interdisciplinaridade', respectivamente. Não poderei comentar os detalhes, pois estes devem ser surpresa para a turma, mas já adianto que gostei.

Bem, por hoje é só...

Atenciosamente,    

Rodrigo Lapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário