Total de visualizações de página

sábado, 15 de outubro de 2011

Aula 04/10/11


O tema desta aula foi (ou seria)‘Tendências pedagógicas’ do Cipriano Luckesi. A professora chegou atrasada outra vez (isto não é um problema, viu?), mas terá que acrescentar refrigerante aos pães de queijo que trará como prenda pelo atraso na aula anterior. Inclusive ela solicitou ajuda para organizar estas prendas, e eu, particularmente, terei que pagar algumas (rs).
Os alunos, no geral (pois eu e outros lemos), não leram o texto solicitado, e, é claro, isso comprometeu – pelo menos em minha visão – o aproveitamento deste conteúdo. Isso porque fomos reunidos em grupo (os mesmos das oficinas) para discutirmos, mas como discutir o não lido? Acabamos falando de outras angústias. Alessandra não conseguiu falar com nosso grupo (ela visitou dois dos 9 (eu acho) grupos), pois o tempo da aula acabou. Para finalizar, a professora pontuou a importância da leitura prévia dos textos solicitados. Os alunos – como sempre – tem uma boa razão para NÃO fazer suas obrigações de estudantes, nem leram, nem visitaram a escola (eu fiz ambos, caxias, né?) (rs). Em vista do ocorrido, adiamos o estudo do texto para a aula seguinte.
O mais curioso neste dia, para mim, foi o comentário de uma colega sobre a (suposta) visão geral dos estudantes em relação à disciplina Didática. Ela disse que para a maioria EDCA11 não é considerada como uma matéria importante. É claro que ela disse que – pessoalmente – já havia mudado de opinião, mas, ainda assim, pergunto-me como futuros professores compreendem que o estudo (teoria) do seu ofício não é importante.  
Enfim, este dia não foi um dos mais positivos, na verdade, achei que aquela tarde poderia ter sido melhor aproveitada, mas gosto das aulas da Alessandra, por isso sempre vale o contato...

Atenciosamente,

Rodrigo Lapa

P.S. – Encontrei o vídeo sugerido (acho que é este) pela Alessandra para refletirmos sobre o problema do tempo, principal argumento de nós alunos para não lermos os textos. Na verdade ela sugerirá este vídeo na aula do dia 11/10/11, mas como estou postando as aulas com um pouco atrasado, vou – porque penso ser pertinente – postar este vídeo nesta aula, só mesmo para organizar o blog tematicamente.  

Planejamento e Organização do Tempo - Futura



                                                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário