Total de visualizações de página

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Aula 11/10/11

         Então, encerramos, nessa aula, a primeira unidade desse semestre. Alessandra apresentou uns slides que arremataram todo o conteúdo estudado. Revisitamos todos os temas tratados, e que estão postados aqui.O legal dessa ideia foi que pudemos ter uma visão panorâmica dos assuntos e suas conexões.
         Fizemos uma dinâmica para iniciar a aula. O objetivo era atentarmos para a importância do 'olhar'. Andamos em silêncio pela sala, apenas deveríamos olhar bem nos olhos uns dos outros. Num segundo momento, deveríamos dizer baixinho, no ouvido de quem nos comoveu, durante a caminhada silenciosa, uma palavra ou frase, enfim, o que nos conviesse. Houve quem não disse nada, houve quem não escutou nada...eu, por exemplo, não ouvi nem disse nada, expressei isso ao grupo (a professora perguntou), e uma gentil colega veio e sussurou: "te acho muito seletivo". Após este momento, Alessandra perguntou ao grupo sobre a experiência, e aí cara colega (minha gentil colega do sussuro), entra o meu problema: eu sexualizei todos vocês, um sinal que, talvez, eu não seja tão seletivo (somos numerosos) assim. Fiquei em silêncio durante o papo, porque só pensei em sacanagem durante o exercício, uma orgia só. Por esse motivo, preferi me abster de comentários.
         Passado meus devaneios, durante as leituras da dinâmica, uma colega levantou a questão do olhar, a dificuldade e constrangimento dessa ação, então a professora montou uma cena onde dois alunos se olharam fixamente nos olhos, e apenas movendo suas cabeças (para baixo, para cima, para o lado...), como observadores construíamos uma nova leitura da cena. Gostei muito.
         Sobre o 'ouvir', também foi solicitado uma leitura, e surgiram angústias. Durante nosso diálogo, fiz uma participação (embora não seja muito do meu estilo, já disse), mostrando com uma encenação - eu e Alessandra - o 'exercício do feedback', uma dinâmica que promove, se der certo, a limpeza de mágoas; como dizer coisas duras, ou difíceis, para alguém; solicita que o outro se desarme frente às críticas...todos parecem ter gostado, e isso me ajudou a esquecer aqueles meus pensamentos picantes. Ah, isso nunca dá certo com namorados e maridos, viu garotas? (rs)
         Ah, tudo isso ocorreu, porque o tema da aula era 'Construção da identidade docente', justamente utilizando o texto 'Tendências pedagógicas na prática escolar'  do Cipriano Lickesi - aquele que a maioria não havia lido na aula passada,  e que já nos retratamos - e utilizando os slides, os já feitos pela professora, e os que vamos construir. Na verdade já começamos, pois esse foi o próximo passo da aula.
         Alessandra reuniu os grupos das oficinas para completarmos com novos slides sobre  as tendências pedagógicas, aqueles que ela utilizou para amarrar os conteúdos. Antes de irmos para o laboratório, a professora dividiu as diferentes tendências entre os grupos. O grupo que faço parte (grupo 2 - interdisciplinaridade), e que ganhou uma nova integrante a Vânia, ficou com a 'Tendência Liberal Renovada Progressivista'. Enquanto trabalhávamos nos slides, Alessandra estava reunida  com o grupo 1 na sala, porque eles irão apresentar a oficina na próxima aula...estou curioso. Bem, os slides ficaram prontos, mas quando mostramos para a professora, ela nos orientou para os problemas de nossas composições, e pediu para ajeitarmos em casa, assim a apresentação ficou para próxima aula.Fim da aula.

       Bem, por hoje é só....

Atenciosamente,

Rodrigo
             




                                                                             

Um comentário:

  1. Mas poxa vida!!! pena que não pude estar nesta aula, me pareceu muito interessante mesmo...

    ResponderExcluir