Total de visualizações de página

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Aula 22/11/11

Foram apresentadas duas oficinas neste dia:

1 - Grupo 05 - Competências Didáticas para o Ensino.

                  Este grupo tratou, apoiados pelo teórico Perrenoud, das competências necessárias ao ensino. Foram ditas e discutidas dez competências:


Organizar e dirigir situações de aprendizagem
Administrar a progressão das aprendizagens
Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação
Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho
Trabalhar em equipe
 Participar da administração da escola
Informar e envolver os pais
Utilizar novas tecnologias
Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão
Administrar sua própria formação continua


           Vale ressaltar que todos os tópicos vem sendo discutidos ao longo do curso, portanto, para mim, este trabalho serviu como um apanhado geral da disciplina, aliás, parabenizo de antemão Alessandra pela competência com que organizou a disciplina.
              Mais uma vez percebemos o quão importante é pensar a prática de ensino, especialmente em um país, onde essa questão (o ensino) não parece ser realmente compreendida, ainda, como um poderoso meio de transformação dessa nossa - tantas vezes - dura realidade de vida.

2- Grupo 06 - Teorias de Currículo e Didática

                  Esse grupo tratou das questões curriculares, mais pontualmente da importância da montagem de um currículo. O ponto mais significativo - para mim - foi a conclusão geral sobre a necessidade de, ao se elencar  os componentes curriculares de um curso, compreender que essas escolhas serão formadoras de indivíduos, ou seja, é preciso pensar sempre que vidas serão modificadas pelo contado com aqueles saberes.
                  Como essa foi a última apresentação do dia, não houve tempo suficiente para a prática que o grupo quis sugerir aos colegas, mas nós a faremos na próxima aula.


                 Outro passo desse dia foi a auto-avaliação dos grupos que já apresentaram, caso do grupo que faço parte. Foram elencados pela Alessandra 10 tópicos para análise, que deveriam ser pontuados como: RUIM, INSUFICIENTE, BOM, ou EXCELENTE:


Integração da equipe
Pesquisa
Construção coletiva do plano da oficina
Preparação dos recursos
Apresentação do trabalho
Domínio do conteúdo
Comunicabilidade
Mediação das atividades
Adequação dos recursos didáticos


            Nosso grupo - em comum acordo - compreendeu que fomos excelentes em todos os quesitos acima. Sem falsa modéstia, acreditamos que mesmo sendo estudantes de faculdades diferentes, com as dificuldades para nos reunirmos, etc, fizemos a oficina acontecer muito bem. É claro que essa foi nossa avaliação, mas a da professora pode compreender aspectos (e leituras, ela toma nota de tudo (rs)) não percebido por nós, por isso achei melhor por uma anotação na avaliação que entregamos para explicar nosso ponto de vista sobre nosso trabalho.

Bem, esse foi nossa tarde de terça...

Atenciosamente,

Rodrigo Lapa


                                                         

Um comentário:

  1. Agente brooooca! kkkkk mas sério mesmo, acho que mesmo que ela não concorde em nos dar um 10. A experiência foi incrível, e pra mim foi um ótimo laboratório. =D

    I love my job** me too!!

    ResponderExcluir